Hino à Durga
Glória a Ti, Ó Tu, Excelsa Autoridade da Hierarquia dos Adeptos; Reveladora da Sintética Sabedoria; Ó Tu, que presides o Mandara (Chacra entre as sobrancelhas, o Ajna Chakra ou Chakra Frontal), Imaculada Vencedora dos obscuros desejos. Tu, Sagrada Energia da ação; Tu poderosa Força convergente de todo funcionamento objetivo; Ó Tu, Deidade Doadora de toda benéfica prosperidade. Tu és a Quem todos os ignorantes temem e os justos adoram.
Ante Ti me entrego, ó Tu, que conferes Suprema Sabedoria e Prosperidade. Minhas saudações a Ti, que fazes girar a roda da eternidade. Tu, Deidade de benéfico e irresistível poder e Excelsa Despojadora de adversas emoções; rendo-me a Ti, que livras de todos os perigos aqueles que buscam a Verdade; Tu, que eternamente manténs o voto solene para a exaltação do mundo.
Tu, a Quem toda adoração se deve; Tu, Energia da ação que conduz ao Paramatmabhava; Tu que inspiras toda ação para superar as oposições à espiritualidade; Tu Conquistadora que concedes maestria na batalha e Culminadora dos esforços realizados pelos aspirantes; Tu, Deusa do oculto destino do mundo; Tu, que tens sido sempre seguida pelos que buscam a Sabedoria, a Devoção e a Justa Ação.
Tu, que manejas poderosamente invencíveis armas e possuis admiráveis braços para executar sagradas proezas; Tu és parte integrante do Onisciente Poder, sendo Outorgadora do bem – estar ao mundo; Tu, sublimadora dos desígnios iníquos; Tu és a Moradora Interna no coração dos Yogues, palpitando com divino êxtase.
Tu eternamente Te revelas na transmutação das paixões egocêntricas. Quando Tua chama se manifesta no éter do coração, reduz a cinzas os impedimentos provenientes da separatividade; Tu, Outorgadora do sagrado discernimento; Tu concedes júbilo à mente dos devotos; Rendo-me ante Ti, Tu, que habilitas todo aspirante a ação harmônica; Tu, amante da espiritual batalha;
Tu, Espírito de toda austeridade; Tu, Sustentadora da animação da vida. Tu, grandioso esplendor; Tu que diriges o processo evolutivo. Tu, Divina Vencedora dos desígnios perversos; Tu, cujo olhar, qual chama,acende toda ideação impessoal. Tu, que outorgas o Conhecimento Sintético a Teus devotos; Tu!, cujo olhar fulmina os intentos das más ações. É a Ti a quem eu saúdo!
Tu, Deusa de Onipresente Sabedoria e Reveladora do Sublime Dharma; Tu, Inspiradora de toda ação que proporciona júbilo; Tu, Onipotente Poder; Tu que conferes o fogo vivificante de toda prosperidade; Tu, que moras da tríplice região da consciência (Mahat, Manas e Indriya).
Tu, Suprema entre todas as Ciências; Tu, de Quem emana o êxtase consciente nos veículos corporais dos aspirantes que meditam; Tu, que engendras a Luz da Iniciação e o culto da Ciência Sintética do Absoluto (Yoga-Brahma-Vidya); Tu, magnífica Dissipadora dos obstáculos que se opõem à Realização; Tu, Energia imanente unindo o micro e o macrocosmo.
Tu, Deusa que infundes união às Hostes Brilhantes, como também à Assembléia dos Manes; Tu, Deidade dos Místicos Sons; Tu és a Sintetizante Energia que conduz ao Supremo Purusha. Tu, Deusa do saber e da criação; Tu, Suprema Yoga-Devi, Inspiradora de Divina Sabedoria e Mãe dos Vedas; Tu também és denominada Deusa da Libertação;
Tu, Deusa que resides dentro e fora de tudo, presidindo os processos evolutivos externos e internos; Tu, que moras eternamente no Chacra Fundamental; Tu realmente iluminas os que estão na obscuridade.
Tu, Deusa que conduzes à transmutação todo orgulho; Tu, que guias da obscuridade à Luz; Tu és a Energia propulsora para a realização das atividades espirituais (HRIM – Bhuvaneshwari) e temporais (SHRIM – Laksmi). Tu, que inspiras os aspirantes o conhecimento do período auspicioso para a obtenção de seus respectivos anseios; Tu Radiante com benéfico resplendor; Tu, Esplendor do Senhor que reside no coração do Sol Cósmico e Outorgadora de vida aos mundos;
Tu, que, mediante a Divina Sabedoria evocas no coração do aspirante o regozijo da Suprema Paz; Tu, que preenches a mente do discípulo com amorosa devoção; Tu, quando Te manifestas, habilitas o aspirante à plenitude das ações; Tu és a iluminação dos yóguicos êxtases; Tu, qual chispa, penetras através das potentes correntes de energia de Ida e Pingala (Suryanadi e Chandranadi) do Iniciado e aumentas sua Luz; Tu és a imagem e personificação de toda realização espiritual (Ashta Siddhis); Tu és invocada pela Hierarquia dos Adeptos para a efetiva plenitude de Suas ações.
Ó Suprema Deusa! com o coração purificado por meio da graça da Iniciação, eu Te invoco! Faz com que eu obtenha sempre a Vitória, por Tua Graça, no campo de batalha!